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1, Mar
2021

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Informação sobre o curso

  • Duração120.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Idade ≥ 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano, salvo autorização da direção pedagógica após análise curricular do/a candidato/a. Computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador.

  • Objectivo Geral

    Promoção, desenvolvimento e aquisição de competências técnicas e práticas que visem a realização de atividades administrativas e de secretariado no contexto de saúde que permitam uma gestão eficaz e eficiente dos processos inerentes ao apoio clínico e médico e atendimento ao utente/cliente.

  • Objectivos Específicos

    No final da formação, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos pela instituição, os formandos deverão ser capazes de:

    1. Atuar com ética e agir em conformidade com os direitos e deveres das partes, garantindo a confidencialidade de toda a informação relativa aos utentes;
    2. Definir e situar a função do secretariado a nível de tarefas, instrumentos de trabalho e competências-chave;
    3. Planear e organizar as atividades administrativas;
    4. Conhecer e utilizar nomenclatura técnica e terminologia médica;
    5. Selecionar, recolher, organizar e tratar informação adequada às funções de secretariado, com recurso às tecnologias de informação e comunicação;
    6. Demonstrar conhecimentos e compreensão da área de gestão dos sistemas de saúde e da qualidade, bem como das políticas de saúde;
    7. Organizar a informação e gerir os documentos de arquivo;
    8. Demonstrar conhecimentos básicos de faturação e contabilidade;
    9. Utilizar as competências chave na comunicação oral e na escrita profissional;
    10. Comunicar com assertividade e eficácia junto de vários interlocutores, internos e externos (profissionais de saúde, doentes, familiares e acompanhantes, fornecedores, etc.);
    11. Redigir documentos de acordo com as diversas tipologias documentais;
    12. Assegurar as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho;
    13. Aplicar técnicas básicas de primeiros socorros;
    14. Adaptar-se a diferentes situações e contextos de trabalho;
    15. Trabalhar em equipa e cooperar para alcançar objetivos comuns.

  • Conteúdos Programáticos

    Ética e deontologia aplicada aos contextos de saúde

    Enquadramento da profissão nos contextos de saúde

    Conceitos de medicina geral, terminologia e vocabulário médico

    Organização e gestão administrativa

    Comunicação e atendimento ao cliente

    Noções básicas de contabilidade e fiscalidade

    Prevenção e primeiros socorros

    Higiene e Segurança no Trabalho

     

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