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Edições do curso

Tipo de Horário
Início Imediato
  • Duração120.0 horas
Condições de Inscrição

Idade ≥ 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano, salvo autorização da direção pedagógica após análise curricular do/a candidato/a. Computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador.

Objectivo Geral

Promoção, desenvolvimento e aquisição de competências técnicas e práticas que visem a realização de atividades administrativas e de secretariado no contexto de saúde que permitam uma gestão eficaz e eficiente dos processos inerentes ao apoio clínico e médico e atendimento ao utente/cliente.

Objectivos Específicos

No final da formação, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos pela instituição, os formandos deverão ser capazes de:

  1. Atuar com ética e agir em conformidade com os direitos e deveres das partes, garantindo a confidencialidade de toda a informação relativa aos utentes;
  2. Definir e situar a função do secretariado a nível de tarefas, instrumentos de trabalho e competências-chave;
  3. Planear e organizar as atividades administrativas;
  4. Conhecer e utilizar nomenclatura técnica e terminologia médica;
  5. Selecionar, recolher, organizar e tratar informação adequada às funções de secretariado, com recurso às tecnologias de informação e comunicação;
  6. Demonstrar conhecimentos e compreensão da área de gestão dos sistemas de saúde e da qualidade, bem como das políticas de saúde;
  7. Organizar a informação e gerir os documentos de arquivo;
  8. Demonstrar conhecimentos básicos de faturação e contabilidade;
  9. Utilizar as competências chave na comunicação oral e na escrita profissional;
  10. Comunicar com assertividade e eficácia junto de vários interlocutores, internos e externos (profissionais de saúde, doentes, familiares e acompanhantes, fornecedores, etc.);
  11. Redigir documentos de acordo com as diversas tipologias documentais;
  12. Assegurar as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  13. Aplicar técnicas básicas de primeiros socorros;
  14. Adaptar-se a diferentes situações e contextos de trabalho;
  15. Trabalhar em equipa e cooperar para alcançar objetivos comuns.

Conteúdos Programáticos

Ética e deontologia aplicada aos contextos de saúde

Enquadramento da profissão nos contextos de saúde

Conceitos de medicina geral, terminologia e vocabulário médico

Organização e gestão administrativa

Comunicação e atendimento ao cliente

Noções básicas de contabilidade e fiscalidade

Prevenção e primeiros socorros

Higiene e Segurança no Trabalho