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Condições de Inscrição
Idade ≥ 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano, salvo autorização da direção pedagógica após análise curricular do/a candidato/a. Computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador.
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Objectivo Geral
Promoção, desenvolvimento e aquisição de competências técnicas e práticas que visem a realização de atividades administrativas e de secretariado no contexto de saúde que permitam uma gestão eficaz e eficiente dos processos inerentes ao apoio clínico e médico e atendimento ao utente/cliente.
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Objectivos Específicos
No final da formação, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos pela instituição, os formandos deverão ser capazes de:
- Atuar com ética e agir em conformidade com os direitos e deveres das partes, garantindo a confidencialidade de toda a informação relativa aos utentes;
- Definir e situar a função do secretariado a nível de tarefas, instrumentos de trabalho e competências-chave;
- Planear e organizar as atividades administrativas;
- Conhecer e utilizar nomenclatura técnica e terminologia médica;
- Selecionar, recolher, organizar e tratar informação adequada às funções de secretariado, com recurso às tecnologias de informação e comunicação;
- Demonstrar conhecimentos e compreensão da área de gestão dos sistemas de saúde e da qualidade, bem como das políticas de saúde;
- Organizar a informação e gerir os documentos de arquivo;
- Demonstrar conhecimentos básicos de faturação e contabilidade;
- Utilizar as competências chave na comunicação oral e na escrita profissional;
- Comunicar com assertividade e eficácia junto de vários interlocutores, internos e externos (profissionais de saúde, doentes, familiares e acompanhantes, fornecedores, etc.);
- Redigir documentos de acordo com as diversas tipologias documentais;
- Assegurar as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho;
- Aplicar técnicas básicas de primeiros socorros;
- Adaptar-se a diferentes situações e contextos de trabalho;
- Trabalhar em equipa e cooperar para alcançar objetivos comuns.
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Conteúdos Programáticos
Ética e deontologia aplicada aos contextos de saúde
Enquadramento da profissão nos contextos de saúde
Conceitos de medicina geral, terminologia e vocabulário médico
Organização e gestão administrativa
Comunicação e atendimento ao cliente
Noções básicas de contabilidade e fiscalidade
Prevenção e primeiros socorros
Higiene e Segurança no Trabalho
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