Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração1125.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Idade ≥ 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano. Computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador.

  • Observações

    Certificado de Formação Profissional de acordo com a Portaria nº. 474/2010, de 8 de julho.

  • Objectivo Geral

    Assegurar a execução de todos os atos inerentes ao exercício de funções de coadjuvação na área farmacêutica, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia, em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde no trabalho e de qualidade.

  • Objectivos Específicos

    No final da formação, os formandos deverão ser capazes de efetuar:

    1.Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.

    1. Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
    2. Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
    3. Gerir encomendas.
    4. Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
    5. Efetuar a marcação de preços.
    6. Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
    7. Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
    8. Efetuar a conferência de receituário.
    9. Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
    10. Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
    11. Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
    12. Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
    13. Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    1000 horas de UFCD's que compõem o referencial de formação tecnológica de Técnico/a Auxiliar de Farmácia

    (consulta em http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes/Referenciais/1863)

    Bolsa de UFCD' s: 125 horas selecionadas da Bolsa de UFCD necessários para a obtenção da qualificação de Técnico/a Auxiliar de Farmácia

    Formação prática em contexto de trabalho: 210 horas de formação prática em contexto de trabalho, ao qual correspondem 20 pontos de crédito, esta sendo de caráter obrigatório para o adulto que não exerça atividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma atividade profissional na área afim.

Manifestar interesse Pedir contacto