Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral

Edições do curso


Início
20/05/2024
  • Duração1125.0 horas
Condições de Inscrição

Idade ≥ 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano. Computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador.

Observações

Certificado de Formação Profissional de acordo com a Portaria nº. 474/2010, de 8 de julho.
Preço sob consulta.

Objectivo Geral

Assegurar a execução de todos os atos inerentes ao exercício de funções de coadjuvação na área farmacêutica, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia, em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde no trabalho e de qualidade.

Objectivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de efetuar:

1.Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.

  1. Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
  2. Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
  3. Gerir encomendas.
  4. Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
  5. Efetuar a marcação de preços.
  6. Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
  7. Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
  8. Efetuar a conferência de receituário.
  9. Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
  10. Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
  11. Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
  12. Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
  13. Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

1000 horas de UFCD's que compõem o referencial de formação tecnológica de Técnico/a Auxiliar de Farmácia

(consulta em http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes/Referenciais/1863)

Bolsa de UFCD' s: 125 horas selecionadas da Bolsa de UFCD necessários para a obtenção da qualificação de Técnico/a Auxiliar de Farmácia

Formação prática em contexto de trabalho: 210 horas de formação prática em contexto de trabalho, ao qual correspondem 20 pontos de crédito, esta sendo de caráter obrigatório para o adulto que não exerça atividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma atividade profissional na área afim.